Diagnóstico e tratamento de transtornos mentais em adultos e idosos.
Diagnóstico e tratamento de transtornos mentais na infância e adolescência.
Quando os problemas de ordem emocional passam a interferir de forma recorrente nas atividades rotineiras da pessoa, quando a insônia começa a ser frequente ou as mudanças ou estados de humor interferirem no trabalho e na relação interpessoal, tem-se um ponto de alerta.
A Psiquiatria é a especialidade da medicina responsável pelo diagnóstico, terapia medicamentosa e da psicoterapia de pacientes que apresentam Transtornos Mentais e de Comportamento – como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e dependência química.
A psiquiatria atua com a prevenção, diagnóstico, tratamento e a reabilitação de diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. O trabalho do psiquiatra, está focado no alívio do sofrimento psíquico do paciente.
O psiquiatra faz uma avaliação detalhada durante a escuta do paciente e muitas vezes de familiares, dos sintomas apresentados e da história de vida da pessoa, levando em conta questões emocionais, psicológica, sociais e ambientais que possam estar interferindo na gênese do quadro apresentado.
O psiquiatra infantil, é um psiquiatra especialista no comportamento e desenvolvimento psicomotor das crianças e adolescentes, e atua no diagnóstico e tratamento de questões ligadas ao comportamento e saúde mental das crianças.
O cuidado do psiquiatra nas crianças tem peculiaridades, e ele é treinado por mais tempo na especialização (residência médica) para entender as questões específicas e o contexto de cuidar da criança e do adolescente.
Sinais como atrasos no desenvolvimento da fala, mudanças de comportamento, agressividade, ou dificuldades de aprendizagem e escolares, podem indicar que é o momento de procurar um psiquiatra infantil.
Na consulta, o psiquiatra irá ouvir a criança e os pais. Dependendo da idade da criança, poderá também usar algo lúdico ou uma brincadeira para avaliar o quadro e interagir com a criança.
É importante também trazer os relatos da escola, cuidadores, ou outros profissionais que acompanhem a criança.
O tratamento poderá ser feito com o acompanhamento, encaminhamento a terapias multiprofissionais e em alguns casos, medicação para controle dos sintomas.
CRM/MG 67476
Psiquiatra – RQE 47314
Psiquiatra da Infância e Adolescência – RQE 50085
CRM/MG: 75477
Psiquiatra – RQE: 41419