Sumário
ToggleO psiquiatra infantil, é o psiquiatria que se especializa ainda mais para atender crianças e adolescentes.
O Psiquiatra Infantil
Os pais e cuidadores, estão sempre preocupados com o cuidado dos filhos. Isso inclui ficar atento às mudanças de comportamento ou problemas emocionais que a criança possa estar apresentando. Além deles, muitas vezes a escola também os aciona quando há algo diferente com a criança.
Ainda assim, a decisão de procurar uma ajuda profissional, principalmente do psiquiatra costuma ser recheada de dúvidas e até preconceitos.
O psiquiatra infantil, é um psiquiatra que opta por se especializar no comportamento e desenvolvimento psicomotor das crianças e adolescentes, e atua no diagnóstico e tratamento de questões ligadas ao comportamento e saúde mental das crianças.
O cuidado do psiquiatra nas crianças, tem peculiaridades, e ele é treinado por mais tempo na especialização (residência médica), para entender as questões específicas e o contexto de cuidar da criança e do adolescente.
Quais sinais podem indicar a necessidade por uma avaliação psiquiátrica na criança?
- Atrasos no desenvolvimento (de fala, coordenação,outros comportamentos atrasados em relação a outras crianças);
- Tristeza excessiva ou Apatia (ficar indiferente emocionalmente aos acontecimentos);
- Dificuldade de aprendizagem ou queda no desempenho escolar;
- Ansiedade excessiva;
- Hábitos autodestrutivos;
- Distúrbios alimentares frequentes;
- Agressividade;
- Hiperatividade ou isolamento social.
Esses e outros sintomas podem levar ao diagnóstico de transtornos como Autismo (TEA), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Depressão e Ansiedade Infantis.
Na consulta, o psiquiatra irá ouvir a criança e os pais. Dependendo da idade da criança, poderá também usar alguma brincadeira para avaliar suas questões. É importante também trazer os relatos da escola, cuidadores, ou outros profissionais que acompanhem a criança. Todos esses pontos de vista nos ajudam a definir o que está acontecendo com a criança.
O tratamento poderá ser feito com o acompanhamento, encaminhamento a terapias multiprofissionais e em alguns casos medicação para controle dos sintomas.
O psiquiatra Infantil é o médico especialista no comportamento e no desenvolvimento psicomotor das crianças é o médico especialista para tratar de problemas de comportamento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.
A Dra Caroline Romão, é Médica Psiquiatra Infantil, formada pelo Hospital das Clínicas de Minas Gerais e possui Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental.
Quais condições principais que o Psiquiatra Infantil trata?
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA):
O Autismo é uma condição neurobiológica que leva a déficits na comunicação e na interação social, além de padrões restritivos de comportamento e adesão às rotinas. A condição inicia-se desde a infância e é possível ser diagnosticada ainda na infância. Leia mais sobre no meu artigo, disponível no link: https://mindcenter.com.br/transtorno-do-espectro-do-autismo-tea-quando-desconfiar/
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH):
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Apesar de iniciar na infância pode ser diagnostica em crianças e adultos. Leia mais no meu artigo, disponível no link: https://mindcenter.com.br/estrategias-para-lidar-com-transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-tdah/
Depressão Infantil
O transtorno depressivo, apesar de mais comum nos adultos, é possível de ser diagnosticado nas crianças e adolescentes. A criança deprimida pode apresentar queda no rendimento escolar, irritabilidade, choro fácil e problemas de comportamento, se tornando mais opositora e questionadora. O adolescente pode se apresentar ainda mais isolado e irritável do que o habitual.
Ansiedade Infantil/Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
As crianças e adolescentes não estão imunes aos causadores de ansiedade no mundo atual, estando também imersas em estímulos, redes sociais e muitas vezes com diversas cobranças, dos pais, da escola e da sociedade, no geral. A ansiedade pode se apresentar com inquietação, preocupações exageradas, pesadelos constantes com o mesmo tema, queixas constantes para evitar ir para escola e até crises de ansiedade.
O TOC também se manifesta comumente em crianças e adolescentes, podendo criar padrões de pensamento rígidos, pensamentos intrusivos e desenvolvimento de compulsões.
Transtorno Opositor Desafiador (TOD)
O Transtorno Opositor Desafiador é um transtorno específico da infância caracterizado por uma criança que frequentemente e deliberadamente infringe e não respeita regras, incomoda as pessoas de propósito, apresenta birras recorrentes e discussões frequentes com adultos ou autoridades.
LEIA TAMBÉM:
Quando desconfiar de Transtorno do Espectro do Autismo: https://mindcenter.com.br/transtorno-do-espectro-do-autismo-tea-quando-desconfiar/
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: https://mindcenter.com.br/estrategias-para-lidar-com-transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-tdah/
Mitos sobre psiquiatria: https://mindcenter.com.br/mitos-sobre-a-psiquiatria/